Palestra Sobre Análise de Pontos por Função

A Faculdade de Computação convida os interessados a participar da palestra sobre Análise de Pontos por Função com um dos maiores especialistas no assunto, Guilherme Simões:

TÍTULO: Análise de Pontos de Função - Medição e Estimativa de Software

OBJETIVO: Mostrar uma visão geral da Análise de Pontos de Função (o que é, como surgiu, quais os objetivos, como funciona) e de seus principais usos pelo mercado (estimativas, contratos de software, gestão de projetos, geração de indicadores).

DATA: 19/08/2016

HORA: 16:30

LOCAL: Auditório do ICEN (Instituto de Ciências Exatas e Naturais) - UFPA

PALESTRANTE: Guilherme Siqueira Simões

Currículo: Guilherme Siqueira Simões: CFPS, é um dos autores do livro Análise de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software, o mais vendido sobre o assunto no Brasil (publicado em 2001 e atualmente na décima terceira edição). Sócio da FATTO Consultoria e Sistemas, onde atua como consultor e instrutor em serviços e cursos de medição, análise e estimativas de projetos de software.

Atuou no desenvolvimento de toda a linha de serviços da FATTO e treinou centenas de profissionais do Brasil em APF. Participou da equipe de tradução para o Português das versões 4.2 e 4.3 do Manual de Práticas de Contagem do IFPUG. Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas (oito deles em projetos de software para automação bancária). Graduado em Ciência da Computação pela UFES, pós-graduado em gestão empresarial pelo IEL/UFES, certificado como especialista em pontos de função pelo IFPUG desde 2002, Gerente de Projetos (PMP) pelo PMI® e Engenheiro de Requisitos (CPRE-FL) pelo IREB®.