Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação visa prover uma formação que capacite o profissional para soluções de problemas do mundo real, por meio da concepção e implementação de sistemas e modelos computacionais.

Desta forma, os alunos do curso de Engenharia de Computação têm uma formação geral, dentro da engenharia, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação, através das áreas de conhecimentos de matemática, física, eletricidade e fundamentos de computação.

Além disso, de acordo com as tendências nacionais e internacionais de desenvolvimento voltados para sustentabilidade, o curso de Engenharia de Computação também objetiva fornecer formação humanística que enfatiza aspectos éticos, ambientais e empreendedores, contribuindo, desta forma, para o avanço da região nordeste do Estado do Pará.

As ênfases do curso estão voltadas para as áreas de Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas e Processos Industriais (Sistemas Embarcados; Automação e Controle).

A implantação do curso de graduação em Engenharia de Computação no Campus Universitário de Castanhal é uma decorrência natural do processo de crescimento da região.

Este curso surge como uma iniciativa da Faculdade de Computação em parceria com a Faculdade de Engenharia da Computação do Campus do Guamá.

O curso de Engenharia da Computação, criado em 2001 pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no Campus de Belém é um dos mais procurados dentre todos os ofertados pela UFPA na Área de tecnologia e ciências exatas da UFPA.

Entende-se que esta demanda se estende por todo o Estado do Pará devido aos avanços tecnológicos e a inovação na indústria, a qual requer agregação de valores aos seus produtos e serviços desenvolvidos e comercializados.

Características gerais do curso

  • Forma de Ingresso: por meio de processo seletivo a cargo da instituição
  • Número de Vagas: 30
  • Turno de Funcionamento: Matutino
  • Modalidade de Oferta: Presencial
  • Título conferido: Bacharel em Engenharia de Computação
  • Duração: Mínima de 10 semestres (5 anos) e máximo de 15 semestres (7,5 anos)
  • Carga horária: 3600 horas
  • Período Letivo: Extensivo
  • Regime acadêmico: Seriado
  • Desenho curricular: atividades obrigatórias e complementares, incluindo as disciplinas optativas e atividades científico-culturais; o trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado.

Egresso

O egresso do curso de Engenharia de Computação deve ter um perfil diversificado que abrange as diversas facetas da computação e engenharia, compreendendo a construção, programação e aplicação de sistemas computacionais nos mais variados campos do conhecimento. Utilizará raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais que estimulam sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de engenharia, voltados aos diversos setores da economia.