Seleção de Bolsista PIBIC 2015

O Campus Universitário de Castanhal, através da Secretaria Acadêmica da Faculdade de Computação, torna público o processo para seleção de aluno para realizar atividades de iniciação científica referente ao Edital PIBIC 2015, que tem como área de atuação e descrição:

Área de Atuação: Desenvolvimento de aplicações, Cloud Computing (computação em nuvem) e pesquisa científica.

Descrição da Inovação Tecnológica:

A computação em nuvem é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a programas, arquivos e serviços através da internet. O modelo de computação em nuvem foi desenvolvido com o objetivo de fornecer serviços de fácil acesso, baixo custo e com garantias de disponibilidade e escalabilidade.

Sendo realidade no âmbito de diversas empresas, a computação em nuvem, é um desenvolvimento natural da Tecnologia da Informação, proporciona processamento, plataforma e software como serviço sob demanda. Este conceito de serviços sob demanda e de utilidade e utilizado em outros setores como os serviços de utilidades básicas existentes.

Em contrapartida, a evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e rápido, criando a condição perfeita para a popularização da cloud computing, pois faz com que o conceito se dissemine no mundo todo. Logo as universidades e os profissionais de TI precisam estudar e entender profundamente os conceitos de cloud e de gestão de serviços em TI.

Para consultar o edital, clique aqui.