XX Olimpíada Brasileira de Informática

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2018), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Modalidade Programação - Nível Sênior

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação. Podem participar da modalidade Nível Sênior, alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.

Os alunos que estejam cursando o primeiro ano de Sistemas de Informação ou Engenharia de Computação e desejam participar da OBI, deverão enviar email para o professor José Jailton Junior com as seguintes informações: Nome Completo, Email, Data de Nascimento.

Data limite para inscrições: 15/05/2018

Data da Prova: 17/05/2018

Mais informações no site: https://olimpiada.ic.unicamp.br/

Sobre a realização:

1. A OBI será realizada em três fases: Local, Estadual e Nacional.

2. As provas da Fase Local e da Fase Estadual serão realizadas na escola onde o aluno realizou a inscrição. As provas da Fase Nacional serão realizadas em sedes designadas pela organização da OBI, preferencialmente universidades localizadas nas capitais dos estados ou em cidades com grande concentração de competidores classificados.

3. Em cada fase, os melhores classificados serão convocados a participar da fase seguinte, conforme descrito a seguir

4. Convocados para a Fase Estadual

4.1. Em cada Escola, para cada modalidade e nível, serão convocados para a Fase Estadual os melhores classificados na Fase Local, até o limite de 30% dos participantes efetivos da Escola na Fase Local, na respectiva modalidade e nível.

5. Convocados para a Fase Nacional

5.1. Em cada Estado, para cada modalidade e nível, serão convocados para a Fase Nacional os melhores classificados na Fase Estadual, até o limite de 30% dos participantes efetivos do Estado na Fase Estadual, na respectiva modalidade e nível.